Esta alga é uma das mais chatas que podem aparecer num aquário. Até num aquário com excelentes condições este alga pode surgir e tem de ser eliminada pois não é esteticamente nada atraente.
BBA, do inglês Black Beard Algae, ou também conhecida principalmente no Brasil por alga Peteca, são pequenos tufos de cor verde viva ou mesmo negra.
Na minha opinião esta alga aparece num aquário devido à instabilidade do CO2 presente na água e à presença excessiva de O2 dentro da água.
Apesar disso esta alga não faz mal aos peixes nem camarões, não sendo tóxica, apenas inestética.
Como combater: A melhor forma de combater esta alga é raspando-a com algum utensílio, por exemplo o (pro-picker da ADA) ou de forma química, injetando diretamente com uma seringa produtos que contenham glutaraldeido, como por exemplo o Flourish Excel, da Seachem ou o Florido C7 da Équo, entre outros. O carbono orgânico ajuda a eliminar esta alga, ficando de início com uma cor rosa-avermelhada até desaparecer, com a ajuda de camarões, como por exemplo as Caridinas Japónicas, para mim os melhores comedores de algas que existem.
No entanto, a melhor forma de controlar esta alga é tentar manter o CO2 equilibrado dentro do aquário, evitando que esta apareça em grandes quantidades e fazer uma manutenção semanal eficiente.
Fotos: Aquascaping Portugal Lovers
Sem comentários:
Enviar um comentário